segunda-feira, 30 de maio de 2011

A tecnologia na vida das crianças

É indispensável as crianças, começarem mais a desenvolver suas habilidades na informática porque elas interagem melhor. E com avanço da tecnologia é interessante aprimorar seus conhecimentos para elaborar melhor sua leitura de mundo.

A criança tem acesso no computador, pois são os adultos permitem, tudo depende do meio, elas tem como modelo de leitor e escritor, que usa a tecnologia. Portanto desde pequena ela vem praticando novas práticas de leituras escritas.

Nenhuma criança vai escrever texto, se ela não tiver um ambiente alfabetizador ,pois a família tem que incentivar e permitir que ela aprenda desde cedo o acesso o computador. O ambiente, em que adultos usam a internet,servem de modelo para aprendizagem da leitura e escrita das crianças.
Toda criança já nasce, com a capacidade criativa depende do estimulo de cada um e das condições para que esta possa se desenvolver .

sábado, 14 de maio de 2011

TIC e Acessibilidade (Fone Fácil, celular para surdos)


Com o nome de FoneFácil, a solução consiste num aplicativo de celular, onde o surdo digitará as frases que passam por um tradutor, que por sua vez segue para o ouvinte como mensagem auditiva. Do outro lado da linha, o tradutor reconhece a voz e transforma a mensagem em texto para o surdo. A ligação pode partir do “ouvinte” ou do surdo. “É uma tecnologia de inclusão social verdadeira, que amplia o círculo de comunicação dos surdos. Eles passam a se comunicar com mais independência, confiabilidade e também privacidade, porque a relação passa a ser direta com o ouvinte sem que outra pessoa precise intermediar”, explica o diretor executivo da Brava, Alexandre Andrade.
Entre as ramificações da aplicação de TIC para autonomia em seres humanos, aquelas relacionadas a ACESSIBILIDADE são muito importantes porque fortalecem a cidadania em quem justamente carece de autonomia. Já há oferta de aplicações sob rótulos variados como engenharia da acessibilidade, tecnologia assistiva, robótica, biocibernética e tecnobiomedicina. Em geral, são inovações para ampliar a autonomia de pessoas portadoras de deficiências. A demanda por outro lado, é muito maior que a oferta.
Segundo o IBGE, “os resultados do Censo 2000 mostram que, aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. São pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou alguma deficiência física ou mental.”
A Brava entende que sua competência de pesquisa e desenvolvimento em aplicações de autonomia pode responder a alguns desejos e necessidades do mercado de acessibilidade, que é um caso particular de autonomia.

Esta empresa está desenvolvendo um celular para pessoas surdas, não é super interessante?
Saiba mais acessando  www.bravaautonomia.com.br/fone-facil.php
http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif